Além do ambiente de charme e da localização privilegiada no bairro mais boêmio de Salvador, o hotel carrega uma parte da historia da Bahia, o que torna a sua visita ainda mais envolvente
O Hotel Catharina Paraguaçu, ocupa uma antiga casa do século XIX conhecida como Palacete dos Gonzaga. Com projeto da Arquiteta e Paisagista Arilda Cardoso Sousa, a reforma e restauração do imóvel, teve início em 1990 e foi concluída em 1993 quando foi inaugurado o Hotel.O nome Catharina Paraguaçu tem origem na história da colonização da Bahia no século XVI. Por volta de 1510, o fidalgo Português Diogo Álvares ”Caramuru”, naufrago de uma embarcação Francesa que afundou nos recifes da praia do Rio Vermelho, foi encontrado pelos índios Tupinambás, nu e coberto com algas. Diogo tinha a aparência de um caramuru, peixe semelhante à moreia que se escondia nos recifes.
Durante anos, Caramuru viveu com os Tupinambás, cujo cacique Taparica lhe ofereceu uma das filhas como esposa, a bela índia Paraguaçu. Uma mulher de personalidade forte, que logo se tornou uma respeitada líder do seu povo.
Em 1526, Caramurú decide ir à França e Paraguaçu o acompanha. Na cidade de Saint Malo, ela é batizada com o nome de Catharina do Brasil. Em seguida, casa-se em cerimônia católica com Diogo Alvares, passando a ser chamada Catharina Alvares Paraguaçu. Ao retornar ao Brasil, sua devoção à Mãe de Jesus a levou à construção da capela de Nossa Senhora da Graça.
Conhecedor dos costumes nativos, Caramuru intermediava os negócios e facilitava os contatos entre navegantes, comerciantes europeus e nativos. Catharina como uma grande líder, incentiva a miscigenação entre indígenas e europeus como única forma de preservação do seu povo. Ela sabiamente prepara e educa seus filhos e netos para ocuparem postos na nova hierarquia social, religiosa e administrativa da Bahia, dando origem a algumas das mais importantes famílias da aristocracia do reconcavo Baiano.
Paraguaçu morre em 1583, tornando-se a mais lendária e admirada personagem feminina do primeiro século da história do Brasil, sendo considerada a mãe biológica de boa parte da nação Brasileira.
Um delicioso café da manhã tipico da cozinha baiana, tapiocas e omeletes feitos na hora.
Estacionamento gratuito e privativo, vagas limitadas a capacidade do local
Serviço de lanches e bebidas disponível das 10h as 14h no seu apartamento.
Serviço de Lavanderia terceirizado com devolução em 24h.
O Hotel dispõe de apartamento adaptado para PNE e todas as áreas comuns são totalmente acessíveis.
Localizado no charmoso bairro do Rio Vermelho, próximo aos principais pontos turísticos, museus, teatros, praias, bares, restaurantes e as mais famosas Baianas de acarajé da cidade.